Como começar seu próprio negócio? A arte de empreender

Quando comecei a trabalhar, lembro-me da surpresa que tive ao descobrir a história da empresa que havia me contratado:
Tudo começou com três amigos, que resolveram criar uma empresa para ganhar um dinheirinho extra. Sem grandes fortunas para criar um grande empreendimento, começaram no fundo do quintal. Durante o dia trabalhavam em seus empregos, e à noite dedicavam-se ao seu próprio negócio. E foi assim, que a empresa que começou do nada, um dia tornou-se muito, para mais de 900 funcionários que ali trabalharam.
Essa é apenas uma, de tantas outras histórias inspiradoras que me levam a acreditar que empreender é possível, e não é apenas um privilégio dado para um grupo de escolhidos. Mas, fica a pergunta: Como posso empreender então?
O que é empreendedorismo?
Segundo o dicionário, empreender é ” ter disposição ou capacidade de idealizar, coordenar e realizar projetos, serviços, negócios”.
Ao analisarmos a definição da palavra, encontramos algumas dicas preciosas para entender melhor o que é empreendedorismo e como aplicá-lo para melhorar nossas vidas, senão, vejamos a seguir:
- Ter disposição implica em comprometer-se com o seu projeto, para buscar resultados. É preciso informar-se sobre a área em que deseja atuar, e estar disposto a trabalhar para tirar o projeto do papel e transformá-lo em realidade.
- Capacidade de idealizar: planejar os passos que serão dados. Tudo deve ser pensado: o que farei, como e quando, com quais recursos… enfim, quando idealizamos o projeto, temos que pensar em tudo, para que a evolução seja satisfatória. Não se esqueça de criar também estratégias de divulgação do seu negócio: Redes sociais, Google ou até mesmo sites de anúncios gratuitos como o Anuncy , podem ajudá-lo na criação de estratégias.
- Coordenar: Já sabe o que vai fazer? Então, vamos lá! Cuide de cada etapa com atenção, para que tudo ocorra conforme o planejado.
E por onde começar?
A frase “Escolhe um trabalho de que gostes e não terás que trabalhar nem um dia na tua vida”, atribuída ao pensador Confúcio, pode nos ajudar nesse momento. Sinceramente, acredito que devemos começar por aquilo que amamos, que nos faz felizes, que gostamos de fazer. A isso chamamos de talento. Qual é o seu talento? Ele pode ajudar na hora de empreender. Se você gosta de cozinhar, pode fazer doces ou salgados, aprender confeitaria, ou outros cursos ligados à área de gastronomia, e trabalhar com delivery. Se o seu talento é cuidar da beleza (pele, maquiagem, cabelos, unhas, etc), pode investir na área, e atender suas clientes a domicílio. Sonha em trabalhar com direito, mas, ainda não teve tempo para uma Faculdade? Que tal estudar perícia grafotécnica?
As possibilidades para iniciar seu próprio negócio, são muitas…. Inspire-se, tenha uma atitude positiva e mãos a obra!