Enfrentando a Depressão e a Ansiedade

Você está sempre se sentindo indisposto? Sem vontade de estar perto de outras pessoas e se divertir? Se você se sente triste há algum tempo, pode estar enfrentando uma crise de depressão e pode precisar da ajuda de um psiquiatra, um psicólogo ou um neurologista, para diagnosticar o problema.
Depressão ou tristeza prolongada é bastante comum. Nos Estados Unidos, por exemplo, cerca de 9,5 por cento da população sofre desta doença, porém, nem todos conseguem ser tratados, e assim, a depressão e seus efeitos nocivos continuam a ser um fardo para alguns indivíduos.
Como tratar a depressão?
Apesar desta doença parecer muito simples de tratar, na realidade, é preciso mais do que um pouco de ânimo para realmente curá-la. Visitas constantes ao médico ou terapeuta, e muitas vezes a utilização de medicamentos prescritos pelo médico, são necessários no processo de cura. O tratamento pode ser caro, mas o preço não se compara ao sofrimento enfrentado pelos pacientes e frequentemente por suas famílias.
A depressão pode facilmente atrapalhar as atividades diárias de um indivíduo e suas funções normais e, além disso, o entusiasmo pela vida pode se dissipar rápida e facilmente devido a ela. Pessoas anteriormente bem dispostas e alegres, podem se tornar indivíduos sem amor próprio, sem autoconfiança, com tendência ao isolamento e que simplesmente não se importam mais com a vida. Essa é uma doença destrutiva, tanto para quem sofre dela, como aos seus entes queridos, já que o doente na maioria das vezes, não se importa com mais com nada ou ninguém.
Felizmente, a depressão agora pode ser curada, especialmente quando diagnosticada precocemente. O tratamento normalmente consiste em terapia e medicação, além de grupos de apoio que podem produzir resultados frutíferos e positivos, permitindo ao paciente uma troca saudável de experiências.
Quais são os principais sintomas?
Apesar de toda a informação disponível atualmente, muitas pessoas tendem a não reconhecer a depressão, mesmo que esteja bem diante de seus olhos. O primeiro passo, é sem dúvida ser honesto consigo mesmo para ser capaz de curar tal doença. Se você tem alguma dúvida, preste muita atenção a alguns sintomas que podem estar presentes em indivíduos deprimidos:
- Comportamentos atípicos: A pessoa pode repentinamente perde o interesse em seus hobbies, ou em atividades que normalmente gostava de fazer;
- Distúrbios do sono: Dormir muito ou não conseguir dormir um pouco, podem ser indícios de depressão;
- Comportamento antissocial: Tendência a se isolar, ou se afastar das pessoas.
- Falar muito sobre morte ou menosprezar seu valor: A pessoa pode demonstrar desinteresse pela vida, e pode acreditar que não tem valor, que não serve para nada, enfim, que não faz falta à sociedade
- Ansiedade em excesso: Mais do que um sintoma, a ansiedade é uma causa bastante comum de depressão. A depressão por ansiedade, é caracterizada pelo estado de ansiedade excessiva em relação às coisas. A ansiedade, é um comportamento supostamente normal em alguns casos, como por exemplo, antes de um encontro, um teste, o início de um novo emprego, enfim, diante de situações especiais. Porém, quando em excesso, pode levar a diversos problemas como por exemplo, o TAG – Transtorno de Ansiedade Generalizada, no qual os indivíduos afetados podem apresentar sintomas como a falta de sono, a incapacidade de relaxar, cansaço com facilidade, falta de concentração e depressão.
Na verdade, existem muitos outros sintomas, mas caso você ou alguém que você conheça já se enquadrem em alguma dessas categorias, busque a ajuda de um especialista de sua confiança. Há vários estágios na depressão, e quanto mais cedo é detectada, mais simples é seu tratamento.
Você não está sozinho...
A depressão não deve ser temida, ao invés disso, as pessoas devem assumir o controle de suas vidas e realmente enfrentar esta doença para combatê-la. A vida é um presente lindo demais para ser desperdiçado! Muitas pessoas superam todos os dias a depressão e cada uma delas, é um exemplo de luta e superação a ser seguido. Há vários livros que auxiliam no processo de superação, alguns contam inclusive com grupo de apoio, como o livro “Não Desista de Lutar”. Outro livro interessante, com grupo de apoio é o “Em um relacionamento abusivo com a Ansiedade”. Há também livros como o “Eu Ansiedade” que abordam diversos aspectos da ansiedade e como superá-la. Por fim, para superar o problema, lembre-se: Não seja uma vítima! Lute pela sua vida, pois, ela é única e você é uma pessoa incrível que merece ser feliz!